- +55 67 99826 0643
- vitinhopantanal@gmail.com
Quem já foi ao Pantanal sabe de seus horizontes a perder de vista, das águas, do pôr-do-sol e da bicharada. Sabe também que seu povo tem um ritmo próprio, um sorriso largo, ainda que demore um pouco a surgir por detrás do bigode e do chapelão.
Vitinho é pantaneiro, mas sem bigode e chapelão. O sorriso tá lá, com toda simpatia e calma que a vida lhe ensinou. Nasceu e cresceu na Fazenda Caiman/Miranda-MS, onde foi tratorista e motorista. Nesse tempo, teve contato com guias locais e com biólogos, veterinários, turismólogos e outros Caimaners, como eram conhecidos os guias com formação universitária.
O contato diário com os visitantes despertou nele o interesse e o encantamento pela vida selvagem do Pantanal, seu quintal desde o nascimento. Sua habilidade em identificar aves chamou atenção de todos, e não foi surpresa quando ganhou, de um dos visitantes, seu primeiro binoculo e livro de identificação de aves. Foi ali que Vitinho se deparou com a oportunidade de mudar os rumos de sua vida, seguindo uma nova direção. O tratorista se tornou então guia de vida selvagem especializado em observação de aves. Virou uma paixão para a vida toda, fazendo de seus dias de folga momentos para estudar e aprender mais sobre aquelas aves e sobre a própria natureza.
Tanta dedicação e reconhecimento, junto com o aprendizado de uma nova língua (inglês), trouxeram mais uma novidade na vida de Vitinho: conhecer outros países e se aprimorar no turismo de observação de aves. Conheceu a Costa Rica, Estados Unidos e África do Sul, onde viveu por quase um ano com sua esposa Daiani, aprendendo e se capacitando como um dos melhores guias do Brasil.
Em 2012 decidiu que já era hora de deixar o Pantanal e conquistar novos horizontes. Mudou-se para Bonito e alavancou sua carreira como guia especialista. Vitinho foi um dos primeiros guias especialistas em observação de aves no Brasil a obter o CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo), e agora é um guia credenciado no Ministério do Turismo, mas com mais de 20 anos de experiência.
Hoje ele é um profissional autônomo que presta serviços para diferentes empresas parceiras em Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, acompanhando o crescimento desta atividade em todo o país. Com o aumento da procura de observadores de aves e fotógrafos brasileiros e estrangeiros na região, criou roteiros cada vez mais completos, permitindo a seus clientes e amigos as melhores oportunidades para observar e fotografar aves. Foi assim que nasceu a Vitinho Birdwatching Tours, que hoje é uma referência nacional para observação de aves nesse Estado tão rico em biodiversidade.
Como uma gaúcha poderia imaginar que, ao deixar sua terra natal para estudar Turismo em Mato Grosso do Sul (UFMS), faria desse chão sua casa e seu trabalho?
Pois foi o que aconteceu. Daiani encontrou Vitinho na Fazenda Caiman, e a partir daí seguiram sempre na mesma direção. Enquanto ele se especializava no turismo de observação de aves, ela aproveitou o fato de também ser Guia de Turismo Nacional Especializada em Atrativos Naturais para se capacitar como uma das melhores guias locais, tanto com o aprendizado no Pantanal quanto durante a experiência na África. Se aventurou também no trabalho interno, aprendendo detalhes de recepção hoteleira e agenciamento, e se tornando uma profissional completa no atendimento turístico. Eventualmente, ainda trabalha como guia e intérprete na região, afinal, ninguém resiste às belezas desses lugares.
Hoje Daiani é responsável pela gestão e logística operacional da Vitinho Birdwatching Tours, garantindo que toda a experiência do visitante será cuidada em todos os detalhes.